OFICINAS


Joana Mariz

  
Doutora em performance vocal pelo Instituto de Artes da Unesp e professora de canto erudito e popular da Faculdade Santa Marcelina, vem atuando profissionalmente desde 1999 como cantora lírica e popular, apresentando-se em recitais, óperas e oratórios e shows. Dirigiu os espetáculos multimídia "Cineclube Paulista” (2004) e "Sinfonia de uma Exposição" (2005), junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Realizou em 2008/2009 a preparação vocal da Cia. do Miolo de teatro para a construção do espetáculo “Amores no Meio-Fio”, e em 2012 do projeto “Linha Vermelha”, ambos contemplados pela Lei de Fomento ao Teatro. É preparadora vocal do grupo vocal Canto Ma Non Presto desde 2007, e integra o Duo Prismas desde 2013. É formada em canto pela Unesp e especialista em Fonoaudiologia - Voz pela PUC/SP. Integrou a primeira turma de Formação Integrada em Voz (Centro de Estudos da Voz - São Paulo), certificou-se em Somatic Voicework - The LoVetri Method™ (níveis I-II-III), com a renomada professora americana Jeanie LoVetri, e realizou na Suécia curso sobre fisiologia e acústica da voz cantada com Johan Sundberg. Apresenta regularmente seus trabalhos de pesquisa em técnica e pedagogia vocal em congressos nacionais e internacionais de voz, tendo inclusive recebido premiação de melhor trabalho no simpósio do Comet 2012.

No Cruzeiro Vocal 2015:

OFICINA: Técnica e Expressão Vocais



Rubens Oliveira

Bailarino, Coreógrafo e Educador, foi integrante durante 8 anos da Cia Teatro Dança Ivaldo Bertazzo. Atualmente é diretor do grupo Gumboot Dance Brasil, do Núcleo Pélagos e foi integrante da Antonio Nobrega Cia. de Dança. 

Especialista em dança Sul Africana: Gumboot Dance, no qual aprendeu a técnica com o professor de cultura sul africana Derik Mlamboo e o grupo africano Kholwa Brothers. Teve como principais mestres Ivaldo Bertazzo (BRA), Lourenço Homem (BRA-GER), Kanchan Maradan (IND), Inês Bogéa (BRA), Susana Mafra (BRA), Irineu Nogueira (BRA). Participou dos espetáculos: Gumboot Dance Brasil 2010- Sesc Pompéia; sob a direção de Bertazzo dançou em: Noé Noé Deu a Louca no Convés 2008/ 2009- espetáculos em São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ; Invasão a Bienal 2008- Bienal de Artes de São Paulo- 2008; Kashimir Bouquet2007-espetáculos São Paulo, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG; Mar de Gente- 2007 com participação da atriz Fernanda Montenegro espetáculos em Estado de São Paulo, Belo Hrizonte-MG, Salvador-BA, Rio de Janeiro-RJ, Brasília-DF.Milágrimas 2006-SãoPaulo-SP, Brasília-DF e Salvador-BA; Samawaad A Rua do Encontro 2005, SESC Circulação São Paulo, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, Curitiba-PR, Paris (FR) e Amisterdã (HOL).

Rubens Oliveira, criou e ainda dirige o Núcleo Pélagos na ONG Arrastão (da qual foi aluno), e o grupo Gumboot Dance do Brasil, que teve sua estréia na sala Crisantempo com o espetáculo Yebo. Com o projeto Chega de Saudade Rubens endossa, mais uma vez, seu papel profissional atrelado ao seu compromisso com a transformação social pela arte. 

No Cruzeiro Vocal 2015:


OFICINA: A Voz do Corpo 

Tem como objetivo dar para os participantes ferramentas que ajudem a observar e cuidar do seu corpo no dia-a-dia, através de exercícios e movimentos de dança, fazendo o Aluno perceber as importantes modificações na postura que dão ao corpo a prontidão, o controle e a agilidade. Como complemento, o aluno experimenta o ritmo, a dança e a exploração do espaço, ganhando mais conhecimento sobre seu desenvolvimento motor.